12 fevereiro 2008

QUEM SOMOS

ano 2006, em Braga, abre na rua do alcaide nº 30, uma galeria de artes designada ...também Galicia - galeria.
De início a galeria dedicou-se exclusivamente a duas cerâmicas, sendo a mais importante a de Sargadelos.

Sargadelos produz peças com Decorados e Formas, criadas por artistas Galegos, pelo seu Gabinete de Desenho e por artistas estrangeiros convidados. Recuperando / Registando a Memória Histórica.
Quando encerra em 1875, “reaparece” nos anos 40 impulsionada por artistas e intelectuais galegos. Homens e mulheres que saíram da Galiza como refugiados e exilados, muitos por motivos políticos.

Com Sargadelos estiveram directa e indirectamente muitas personalidades das letras e das artes. Entre elas, Luís Seoane, Rafael Dieste, Lorenzo Varela, Núñez Búa, António Baltar, Blanco-Amor, Arturo Cuadrado, Alberto Vilanova, Isaac Díaz Pardo, Andrés Albalat, Alfonso Castelao, Carlos Maside, Laxeiro, Arturo Feijoo, Ramon Piñeiro, Xesús Ferro Ruibal, Manuel Colmeiro, Francisco Lloréns, Eugénio Granell, Valenzuela e Neira Vilas, entre muitos outros. Mantendo ainda hoje uma ligação estreita com os artistas.
O universo Sargadelos é de uma enorme importância artística e cultural para a Europa. O seu prestígio como empresa / cultura e o reconhecimento como alta cerâmica faz desta um dos expoentes máximos em todo o mundo.
Por tudo isto, Nós temos o orgulho de ser a única galeria com Sargadelos em Portugal.

Um ano passou. ...também Galicia - galeria, decidiu então alargar, mantendo o nível artístico e de qualidade de todas as peças. Peças de autor, com exclusivos em Braga e em Portugal. Em Braga: jóias, bijuteria e vitrofusão do artista plástico, Luís Soares. Em Portugal: jóias de autor em prata, dos artesãos Gustavo Helling, Manuel Ochoa e do atelier Odín. E as porcelanas de Galos-Diseño. Sem exclusivo, a cerâmica de Júlia Ramalho - actualmente a artesã portuguesa mais reconhecida no nosso país e no estrangeiro. E Livros, sobre os caminhos, a vida e obra de Santiago.

Estabelecemos protocolos com a Casa do Professor, a AAEUM - Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho e com o Espaço Jacobeus - Braga.

Criámos também um espaço para exposições periódicas de Cerâmica, Pintura, Escultura e/ou outras. Apesar de pequeno, queremos abrir a porta aos artistas e/ou outros que queiram expôr mostrando o seu trabalho criativo. Temos dois objectivos. O primeiro é possibilitar que homens e mulheres abram as suas “gavetas” mostrando o trabalho que muitos têm guardado. O outro é o encontro mesmo que seja por um breve período, mostrando o que fazem, trocando ideias e opiniões.

O próximo objectivo é uma pequena livraria que represente o mais possível a literatura galaico-portuguesa. Na literatura galega interessa-nos sobretudo os autores galegos com escrita, preferencialmente, em língua galega.

Nós, ...também Galicia - galeria, como espaço/galeria que queremos que seja único e autêntico, pretendemos se torne num projecto também cultural, contribuindo para o conhecimento e para a recuperação da memória histórica Galaico - Portuguesa.
a galeria

Sem comentários: